Você está aqui Angola  

Inaugurado novo edifício da Assembleia Nacional

Terça, 10 Novembro 2015  vanda de carvalho

A inauguração foi feita esta Terça- feira, pelo presidente da república José Eduardo dos Santos, uma cerimonia que contou com a presença do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, de representantes dos poderes político, legislativo, judicial, religioso e da sociedade civil, e diversos convidados,

Dos edifícios públicos que fazem parte do Centro Político Administrativo, destacam-se o Palácio Presidencial, o Palácio da Justiça, o Ministério da Defesa, e o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, o Paço Episcopal e as instalações da antiga sede da Assembleia Nacional.

Desde a sua instituição, em 1980, então com o nome de Assembleia do Povo, a actual Assembleia Nacional funcionava no antigo Cinema Estúdio/Restauração, não muito distante do actual edifício.

A primeira pedra do novo edifício foi lançada pelo Presidente da República a 15 de Outubro de 2009. Os trabalhos de construção tiveram início a 17 de Maio de 2010.

A nova Assembleia Nacional tem capacidade para albergar 1.200 pessoas nas várias salas de reuniões, e conta com 4.600 assentos, dos quais 1.400 destinados a convidados.

Esta nova sede, permitirá uma melhoria substancial da actividade parlamentar a nível das comissões especializadas de trabalho, a afirmação é do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, quando intervinha na sessão inaugural do novo edifício, na presença de Chefe de Estado e de Governos, de membros do Executivo, deputados, entidades religiosas, entre outras.

Segundo o parlamentar, as óptimas condições criadas no edifício permitirão que a administração parlamentar possa responder, de forma mais célere, aos diversos desafios impostos pela essência do trabalho parlamentar a nível nacional e internacional, assim como garantir uma maior aproximação com o povo.