Você está aqui Religiosa Dominical  

Dom Zeca reage as mortes por fome e falta de medicamentos no país

Segunda, 15 Abril 2019  vanda de carvalho

O Arcebispo do Huambo Dom Zeferino Zeca Martins, na celebração do Domingo de Ramos, na paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, teceu a sua homilia à justiça a favor dos pobres.

Dom Zeca falou da responsabilização pelas mortes registadas pela seca, fome e falta de medicamentos em alguns hospitais do país.

Citando as leituras do dia, Dom Zeca disse que Jesus aceita ser rei como servo, não veio para ser servido e apelou a todos os fiéis a solidariedade.

“ Um simples olhar atento sobre o panorama da nossa vida colectiva para darmos conta que frequentemente não a solidariedade efectiva entre nós, uma ganância que só passa em ter coisas para poder consumir uma escandalosa ostentação que é uma afronta aos pobres, aos que passam fome e aos que ainda morrem por causa da fome e da seca, desprovidos da assistência médica e alimentação”.

O Arcebispo do Huambo falou ainda da falta da degradação notória dos valores morais, sintomas preocupantes importantes que revelam a aridez de uma vida que precisa ser irrigada, que clama por uma formação de consciência alicerçadas nos valores do evangelho e em normas éticas de conduta livremente assumidas por cada um de nós.

Dom Zeferino Zeca Martins, na sua homilia fez ainda uma chamada de atenção aos jovens convidando-os a enfrentarem a vida com perseverança” não vos acomodeis amados jovens, não deixeis o vosso precioso tempo passar sem que vos interrogueis sobre o sentido do mundo e da vida e sobre qual é a vontade de Deus nas vossas vidas, porem fazem do Cristo e do seu evangelho o vosso norte, não, não vos resigneis a estagnação mas enfrentai as dificuldades da vida com coragem e perseverança, porque nos planos de Deus nunca se fecha uma porta sem que se abra um portão”.

O prelado pediu ainda aos jovens para resistirem a tentação do álcool, das drogas e da sexualidade que se encontra bastante desnorteada, acrescentou que cair nestes vícios é morrer antes da morte.