Você está aqui Religiosa Movimientos  

Saurimo Vive a festa dos 40 anos da Diocese

Segunda, 10 Agosto 2015  vanda de carvalho

O início da Evangelização do território que constitui a Diocese de Saurimo, começou com a fundação das Missões de Mussuco no ano de 1900,Minungu-Cucumbi em 1929 e Saurimo em 1930.A fixação dos capelães da Diamang no Dundo em 1937 completa a história daquela que á  10 de Agosto de 1975,viria a ser erecta diocese de Henrique de Carvalho, pelo Papa  Paulo VI, desmembrando-se do território da actual arquidiocese de Malanje, então província sufragânea da Arquidiocese de Luanda.

 A 16 de Maio de  1979,assume o nome de diocese de Saurimo.

Em 9 de Novembro de 2001,cede parte de seu território em vantagem da ereção da diocese do Dundo. Em 12 de Abril de 2011 é elevada ao posto de Arquidiocese metropolitana pelo Papa Bento XVI, tendo como sufragâneas as dioceses de Dundo e Lwena.

Eclesiasticamente era um arciprestado da diocese de Silva Porto (Kwito-Bie) e, a partir de 1957 da de Malanje.

Dom Manuel Franklin da Costa, de feliz memória, foi o seu primeiro bispo entre 1975 a 1977. Seguiu-se-lhe também de feliz memoria, Dom Pedro Marcos Ribeiro da Costa, entre 1977 a 1997.

De 1997 a 2008, foi o seu bispo Dom Eugénio Dal Corso, antes bispo coadjutor entre 30 de Dezembro de 1995 a 15 de Janeiro de 1997.Desde 2011,é seu Arcebispo Dom José Manuel Imbamba, antes administrador Apostólico, entre 2008 a 2011.

Actualmente, a arquidiocese conta com  6 Paróquias, sendo três na sede de Saurimo (Nossa Senhora da Assunção Sé Catedral, Santo António e São José-Recentemente erigida.) e o restante uma em cada das tres sedes municipais do interior da Lunda Sul. (Nossa Senhora de Fátima-Mukonda, Nossa Senhora do Carmo-Cacolo e Santa Teresinha do Menino Jesus – Dala.

Da semente lançada e acolhida em bom terreno já produziu alguns frutos para a vida consagrada: três sacerdotes, um bispo e uma religiosa nativos do Município e missão de Cacolo. Cinco  Sacerdotes e uma religiosa nativos do Município e Missão de Saurimo,1 Sacerdote nativo do Município Missão de Dala e 1 nativo do Município de Missão Mukonda.O actual Vigário Geral da Arquidiocese e seu companheiro de feliz memória têm origem no actual território da Lunda Norte antes mesma Diocese e Província. Lá estão mais dois filhos daquela terra fruto da evangelização nestes 40 anos.

Arquidiocese de Saurimo compreende 77.636 km2, mais de quinhentos mil habitantes, cerca de 70 por cento Católicos,4 Municípios e 10 Comunas. Apenas as quatro sedes Municipais têm missionários residentes. Das nove Comunas, apenas uma tem um missionário residente cuja congregação rescindiu recentemente o contrato com a Arquidiocese.

Teve lugar este Domingo 9 de Agosto, a missa campal na Sé Catedral e foi presidida pelo seu Arcebispo e concelebrado por outros bispos e padres Convidados e residentes Foram mais de 150 convidados de distintas proveniências entre missionários e leigos.

Texto: Almeida Sonhi