Você está aqui Religiosa Comunidades  

Santuário de Fátima no Moxico-velho conta com uma residência para albergar Peregrinos

Segunda, 06 Maio 2019  vanda de carvalho

Foi neste Domingo, inaugurada na aldeia do Moxico-velho, que dista a 28 quilómetros da cidade do Lwena, uma residência com capacidade de albergar mais de 200 peregrinos que se deslocarem ao santuário de Nossa Senhora de Fátima.

A missa de bênção da respectiva infra-estrutura foi presidida pelo Arcebispo de Saurimo, Dom José Manuel Imbamba, por sinal filho da aldeia do Moxico-velho, com a presença do bispo diocesano, Dom Jesus Tirso Blanco e dezenas de fiéis.

 Dom Imbamba, destacou a importância da infra-estrutura inaugurada no aprofundamento da fé cristã” Queremos chamar para este lugar todos aqueles que querem se refazer, se renovar, que querem viver como autênticos cristãos e autênticos”.

Dom José Manuel Imbamba, não deixou de falar do significado da obra, sendo emblemática” me fez recuar o tempo da minha infância, adolescência e juventude, me fez reviver momentos muitos fortes de todas as vivencias que tive aqui e todas as experiencias que tive com os missionários”.

A residência para albergar peregrinos construídos no Moxico velho é um lugar de Espiritualidade, lugar de aconchego, lugar de conversão, de oração e silêncio.

O Arcebispo de Saurimo chamou atenção do governo em classificar a área do Moxico velho como património histórico-cultural” porque aqui começa a história da administração da nossa província, para não falarmos da história da evangelização da zona leste de Angola, o turismo religioso trás benefício incalculáveis com vias de acesso em boas condições de transitar, porque os peregrinos não serão só os da cidade do Lwena, virão peregrinos de outras partes do pais e quem sabe do mundo”.

Dom Tirso Blanco, Bispo da Diocese do Lwena, caracterizou o santuário do Moxico velho como um lugar ideal que ajudara os cristãos a reencontrarem-se com Deus” Este lugar é um lugar maravilhoso para orar, mas é preciso que as pessoas sejam motivadas e levadas a este encontro com Deus neste lugar , as pessoas querem encontrarem Deus mas as vezes não encontram o caminho é necessário indica-las o caminho”.