Aberta a VIII Cimeira da CPLP

CPLP_movie

Arrancou esta sexta feira a VIII Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, que decorre sob o lema solidariedade na diversidade.

No seu discurso abertura da cimeira o presidente da república José Eduardo dos santos disse que a CPLP encontra-se num patamar superior que permite encarar o futuro com confiança através de um esforço comum de ajuda entre os estados membros da comunidade.

Para Eduardo dos Santos a cooperação nas áreas de saúde, educação justiça, juventude, trabalho, protecção civil, ambiente ente outras, através do cruzamento de interesses na área económica são fundamentais para tornar a comunidade numa força dinâmica e poderosa na garantia da paz e da segurança dos estados membros.

Para dos Santos este é o melhor momento para o aprofundamento das relações multilaterais a todos os níveis estimulando os investimentos que beneficiem todos no quadro das especificidades de cada país...e chama atenção a preservação dos valores da democracia, paz e boa governação.

E Cavaco Silva, na sua intervenção mostrou satisfeito com os progressos registados nas conversações sobre o estatuto dos cidadãos da CPLP.

O presidente da república de Portugal afirmado por outro lado ser necessário ir mais longe nas respostas às expectativas dos cidadãos dos países falantes da língua portuguesa.

Aníbal Cavaco Silva destacou também o reforço na concertação política da CPLP quando em causa está um dos seus estados membros, e manifestou o apoiou do seu país na candidatura do Brasil à membro permanente do conselho de segurança das nações unidas.

José Sócrates, o Primeiro-ministro Português, na apresentação do relatório dos dois anos de liderança de Portugal na CPLP falou o reforço da concertação político-diplomática, bem como a cooperação com instituições internacionais, na assistência a situação da Guiné-Bissau.

José Sócrates acredita que a CPLP pode se afirmar na agenda política internacional.

Os chefes de Estado e de Governo dos oito países que compõem a CPLP, à excepção do Brasil. Lula da Silva enviou o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, estão reunidos no centro de convenções do Talatona, Na cimeira, Portugal passa a Angola a presidência rotativa da organização.

A adesão da Guiné Equatorial como membro de pleno direito está a concentrar as atenções, mas o primeiro-ministro português que não será tomada qualquer decisão.

A Guiné Equatorial é país observador da CPLP e quer agora aderir. Para mostrar as suas razões, Teodoro Obiang, Presidente há 30 anos, esta em Luanda.

Sendo que  o primeiro-ministro português esclareceu que não será tomada qualquer decisão sobre este assunto, apenas anotar o interesse da Guiné Equatorial.

Mas este interesse da Guiné Equatorial tem dividido opiniões e muitos são aqueles que consideram que o país não cumpre os requisitos necessários para integrar a comunidade lusófona.