UNITA acusa tribunal provincial de Cabinda

cabinda_activista_1A UNITA acusa que o tribunal de Cabinda agiu politicamente no processo de julgamento dos activistas cívicos do enclave.

Num comunicado chegado a nossa redacção, o galo negro lembra a opinião pública nacional e internacional que os condenados são presos de consciência. São presos políticos e que esta decisão do tribunal de Cabinda viola os Direitos Universais do Homem, adoptados pela União Africana.

A Direcção da UNITA condena esta decisão e recorda a opinião pública nacional e internacional que a instrução dos respectivos processos não seguiu os procedimentos legais e não houve culpa formal.

Vamos recordar os fundamentos para a decisão do juiz.

Em Cabinda os advogados dizem que o próximo passo é o recurso. Idalina Vieira diz que o caminho é o tribunal constitucional.

E Sérgio Raimundo, também advogado disse que o tribunal devia absolver os réus

Foram condenados os quatro activistas de Cabinda, acusados de crimes contra a segurança do Estado angolano.
As penas variam de três a seis anos de prisão maior. O advogado de defesa já recorreu da sentença.

A população de Cabinda apela às autoridades para que se reverta o curso das coisas na província.

Padre Raul Tati, advogado Francisco Luemba, economista Belchior Tati e o ex agente da polícia nacional José Benjamim Fuca foram condenados pelo Tribunal Provincial de Cabinda acusados de crimes contra a segurança de Estado.

Os activistas cívicos condenados estiveram vários meses detidos em prisão preventiva, na sequência do ataque, a oito de Janeiro, à comitiva do Togo.

Do ataque, reivindicado inicialmente por uma facção da FLEC, resultou a morte de dois elementos da comitiva togolesa, que abandonou a competição de seguida. Esta acusação, viria entretanto a ser retirada.

Questionada criação de fundo especial com suporte do petróleo para melhoria da vida das populações.

Auditório Ecclesia identifica causas de grande número de violações sexuais em luanda. Estudo aponta para oito casos por dia.

Presidente do irão escapa ileso á atentado. Várias pessoas estão feridas.