Buco Zau em festa são 61 anos

Buco Zau em festa são 61 anos

O município de Buco Zau, situado em pleno coração da floresta do Maiombe, é potencialmente rico em recursos naturais como ouro, asfalto e madeira preciosa, com destaque para Kambala, Pau preto, Longuilongui, Undianuno, Livuite e Tola branca.

Com terras férteis, Buco Zau é também potencialmente agrícola em produção de café, cacau, mandioca, banana, bata doce, taró, inhame, amendoim, palmeira, entre outros produtos.

A circunscrição registou avanços substanciais desde o alcance da paz efectiva no país, em 2002, com surgimento de novas áreas habitadas como os 200 fogos no Cruzamento do Caio e as 60 casas para os funcionários públicos no bairro Lukucutu.

O município viu ainda erguer-se na sua sede o maior templo da igreja católica da província com capacidade para pelo menos três mil fiéis e ganhou duas agências bancárias (BPC e BCI).

Nos domínios da Educação e Saúde, o município ganhou novas escolas, hospitais, centros e postos de saúde, além de novas infra-estruturas rodoviárias, facilitando a livre circulação de pessoas e bens.

Com uma superfície de mil e 115 quilómetros quadrados, o município de Buco Zau, de acordo com o censo populacional de 2014, conta com trinta e três mil e 843 habitantes.

A população é essencialmente camponesa do grupo étno-linguístico Kikongo. O Kiombe é variante da língua nacional Fiote falada no município.

{flexiaudio}19818{/flexiaudio}