Alemanha garante cerca de 62,5 mil milhões de kwanzas para aquisição de turbinas

Alemanha garante cerca de 62,5 mil milhões de kwanzas para aquisição de turbinas

A Alemanha vai financiar com 62,5 mil milhões de kwanzas a aquisição de equipamentos para todas as turbinas da central hidroeléctrica de Cambambe, anunciou em Luanda o ministro da Energia e Águas, no Fórum Empresarial entre Angola e a Alemanha.

João Bapitista Borges, que falava no Fórum Empresaria Angola-Alemanha sobre “produção, distribuição e transmissão de energia”, disse que também vai financiar a construção, no Tômbwa, do primeiro parque eólico do país, com capacidade de 100 mega watts, orçado mais de 17 mil milhões de kwanzas.

O ministro declarou que a Alemanha está disposta a financiar projectos específicos do sector da energia em Angola e que já forneceu todo o equipamento de produção e as turbinas para a segunda central da barragem de Cambambe.

A Alemanha também forneceu equipamentos para as centrais hidroeléctricas de Laúca, Caculo Cabeça e Jamba. João Baptista Borges salientou a importância da formação especializada de técnicos angolanos com o apoio de alemães para poderem garantir a manutenção dos equipamentos. A Alemanha, referiu, é um “parceiro imprescindível” de Angola, particularmente no sector energético.

Energia de Cambambe

João Baptista Borges garantiu que a segunda central de Cambambe, ainda em obras, vai produzir mais de 700 mega watts e que o aumento da altura da barragem vai permitir adicionar 180 mega watts. Com a electricidade produzida pela primeira central, já em funcionamento, e pela segunda central, em construção, Cambambe passa a ter 960 mega watts, quase o dobro da capacidade da barragem de Capanda, que é de 520 mega watts.