Caso “Quim Ribeiro” Advogados de defesa reclamam melhor tratamento do Tribunal

Caso “Quim Ribeiro” Advogados de defesa reclamam melhor tratamento do Tribunal

Os advogados de defesa do caso "Quim Ribeiro", manifestaram-se insatisfeitos nesta Terça-feira, contra a posição do Tribunal que considerou como entrave à decisão final do caso " Quim Ribeiro", um recurso interposto durante a última sessão de audiência.

"Não sabemos porque motivo o tribunal indefere sempre os nossos recursos. Queremos expressar o nosso desagrado pelo facto do Tribunal dar a entender que a equipa de advogados de defesa pretende que se retarde a decisão desse caso. É mais do nosso interesse e dos arguidos que se encerre esse julgamento", referiu Sérgio Raimundo em representação da equipa, que apresentou a seguir um outro protesto escrito.

Entretanto, essa última sessão foi marcada por uma série de requerimentos e recursos, Destaque para o primeiro proveniente do representante do Ministério Público que solicitou a cassação das declarações da testemunha Augusto Viana Mateus, ex-comandante da Polícia Nacional de Viana.

A equipa de advogados de defesa não se opôs ao requerimento, em homenagem ao princípio da verdade material, tal como referiu o advogado Sérgio Raimundo, mas mostrou-se indignado pelo facto do tribunal indeferir o seu recurso.

Na sessão de audiência que decorreu na Base Naval de Luanda, Sérgio Raimundo e companheiros insistiram na tese segundo a qual, Augusto Viana Mateus não deve ser considerado como testemunha, mas declarante.

Ao contrário da sessão de audiência anterior que registou a ausência de três arguidos por motivos de doença, essa Terça-feira os 21 réus que constituem o caso " Quim Ribeiro" estiveram presentes.

Assistiram à audiência familiares, estudantes de direito e jornalistas.