Perfil do Cazenga em discussão

cazengaO primeiro relatório de análise dos dados para criação do perfil do município do Cazenga foi apresentado nesta quinta-feira em Luanda.

Desta forma a administração municipal do Cazenga ensaia estratégias para criação do perfil do município.

Munícipes e administração buscam necessidades reais da população.

A apresentação e análise dos dados para a criação do perfil do município do Cazenga, em Luanda, foi hoje apresentado ao público, durante a sessão extraordinária do conselho local de auscultação e concertação social.

O perfil é um documento que retrata a realidade do município, descrição estática como fotografa e situação num determinado momento. Tem como objectivo permitir que o município beneficie de uma caracterização profunda.

Ainda para entender as lacunas existentes nas áreas sócio económicas, assim como outros actores tenham acesso a uma informação actualizada e credível do seu território.

Para a elaboração do perfil, foram dados passos como a constituição, capacitação das equipas, realização do diagnóstico em cada comuna, sistematização, análise das informações e a avaliação dos dados.

Tem como vantagens dar informações para o plano de desenvolvimento local, legitimidade aos projectos da administração, permite planificar e definir áreas estratégicas de intervenção, bem como ajuda a entender a potencialidade, oportunidades e desafios do município.

A finalidade do documento e saber da divisão política administrativa, densidade populacional, alunos matriculados, saúde, agua energia eléctrica, rede bancária e vias de acesso.

A criação do perfil foi uma iniciativa da administração local em parceria com a Ong DW (Desenvolviment Workshop).

Na ocasião, o administrador em exercício do Cazenga, João Adão, disse ser necessário e importante dar informações que foram apuradas ao longo do primeiro período de experiência.

Disse ser útil a existência do perfil, porque permitirá a reorganização do município, onde os actores locais devem ter consciência sobre a prestação de contas regulares de acordo com as leis exigida.

Esclareceu que, para este propósito, urge a necessidade de se ter os dados actualizados.