Cooperação Angola e Cuba com vantagens recíprocas

ang-cubaO vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, declarou nesta quarta-feira, em Havana, que a cooperação com Cuba é possível e necessária, com vantagens recíprocas para os dois estados.

O dirigente angolano fez tais considerações no final da visita que efectuou ao centro de engenharia genética e biotécnica, ao hospital oftalmológico "Ramón Pando Ferrer" e ao instituto de produção de vacinas "Carlos Finlay".
Referiu-se à necessidade de promover a cooperação tendo em conta as capacidades, necessidades do país e as vantagens recíprocas.

Diz tratar-se de "povos irmãos", que andaram juntos no passado, e que têm de continuar unidos no presente e no futuro, sublinhando que "Cuba é o exemplo de que com poucos recursos se podem construir grandes obras.

O membro do executivo angolano afirmou que as visitas às diferentes instituições permitiram "comprovar que com planificação, disciplina e coragem se podem implementar grandes empreendimentos, mesmo com recursos limitados".
Disse estar convencido que Cuba poderá contribuir para o desenvolvimento de Angola, através de uma parceria bem planificada e organizada, a resolver muitos dos problemas que existem.

Os responsáveis das três instituições de investigação científica, essencialmente ligadas à saúde, manifestaram o interesse em criar parcerias com Angola, com destaque para o diagnóstico, tratamento e prevenção de várias doenças.

Falou-se da possibilidade de criação de um laboratório para a produção de vacinas em Angola, aproveitando a experiência cubana na criação de antídotos para prevenção da hepatite A, B e C, sarampo, varíola, febre tifóide e difteria.

O vice-presidente foi ainda informado da capacidade cubana de produzir meios de diagnósticos de alta-fidelidade, bem como de prevenção e cura de câncer como os do cólon, próstata, garganta, boca e pulmões.
Foi ainda apresentado um medicamento para cura de úlceras e feridas produzidas por diabete, evitando inúmeros casos de amputação de membros.

Fez-se ainda referência que o medicamento está a ser experimentado em dez pacientes angolanos, em Luanda, e com bons resultados.

Acompanharam o vice-presidente da República nas visitas às instituições de investigação científica os ministros da Saúde, José Van-Dúnem, do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Ana Maria Cândida Teixeira, e o embaixador em Cuba, António Condensse de Carvalho.

Estiveram também os secretários de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Amaro Tati, para a Construção, José Johanes André e para a Indústria, Kiala Ngone Gabriel, bem como o vice-ministro da Educação, Narciso Damásio dos Santos Benedito.

Assessores e directores do gabinete do vice-presidente fazem ainda parte da delegação angolana.
O vice-presidente de Angola está em Cuba para uma visita de trabalho de cinco dias à convite do primeiro-vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura.