Presidente Alpha Condé visita de Estado a Angola


7410O Chefe de Estado da Guiné Conakry, Alpha Condé, chegou hoje, quinta-feira, à capital angolana, Luanda, dando assim início a uma visita oficial de dois dias a Angola, durante a qual vai manter um encontro, em privado, com o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, e serão feitas consultas entre delegações ministeriais dos dois países.

Alpha Condé, eleito Chefe de Estado na segunda volta das eleições presidenciais de 7 de Novembro último, foi recebido no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, pelo ministro angolano das Relações Exteriores, George Chicoty.

Depois da saudação militar e breve passagem pela sala do Protocolo do Estado, Condé deslocou-se ao Largo da Independência Nacional, onde deverá depositar uma coroa de flores no monumento ao primeiro Presidente angolano, António Agostinho Neto.

Ao sair do aeroporto, Alpha Conde foi saudado por vários cidadaos do seu país.
Ao princípio da noite, já na sua residência oficial, na Cidade Alta, o estadista guineense recebe, em separado, os vice-presidentes da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e do MPLA, Roberto de Almeida.

Na sexta-feira, Alpha Condé tem um encontro, em privado, com o Presidente José Eduardo dos Santos, ao mesmo tempo que delegações ministeriais dos dois países realizam consultas bilaterais.

O Chefe de Estado da Guiné Conakry segue depois para a Assembleia Nacional, onde profere um discurso durante uma sessão solene extraordinária por ocasião da sua visita a Angola.

Esta é a primeira visita oficial de Alpha Condé a Angola, desde que tomou posse, a 21 de Dezembro último. Ex-professor de Ciência Política da Universidade de Paris, Condé, que completa 72 anos em Março, venceu a segunda volta das eleições presidenciais na Guiné Conakry com 52,5 porcento dos votos.

O seu opositor, Cellou Diallo, que vencera na primeira volta sem a maioria exigida, alcançou 47,5 porcento.