MPLA reage as declarações feitas pelo Secretário-geral da UNITA

5698745Sobre os alegados assassinatos, sequestros, detenções e prisões ilegais no Planalto Central e diz que vai apresentar uma queixa aos órgãos competentes do estado.

Rui Falcão Pinto de Andrade, Secretário para Informação e Propaganda do MPLA menosprezou as acusações do galo negro e disse que o seu partido vai recorrer aos órgãos autorizados do estado, na qualidade de partido ofendido, para que se reponha a ordem e a legalidade.

O partido do executivo vai igualmente apresentar uma queixa à Comissão de Ética da Assembleia Nacional.

Rui Falcão Pinto de Andrade Secretário para Informação do MPLA, reagindo as declarações da UNITA sobre as detenções dos militantes do seu partido no Planalto central.

E por outro lado, o Secretário-geral do Galo Negro, Abílio Kamalata Numa, afirmou que o seu partido vai intentar uma acção judicial contra estado angolano e os seus respectivos agentes.

Entre as causas estão alguns assassinatos que alegadamente tiveram a cobertura dos poderes públicos e que violam os direitos, liberdades e das garantias fundamentais de cidadãos angolanos.

Esta Quarta-feira o Tribunal Provincial de do Huambo julgou catorze elementos acusados de terem participado nos distúrbios ocorridos no município do Bailundo, na comuna do Lunge.

Três dos catorze acusados foram absolvidos, seis foram condenados a sete meses de prisão efectiva, três a dez meses e dois a sessenta dias de prisão.