Fórum da SADC abre com o sonho de um parlamento regional

 

210101sadecO vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, disse esta quinta feira que a liberdade alcançada pelos povos da região austral do nosso continente é um motivo de orgulho e profunda reflexão, o que aumenta a responsabilidade dos países envolvidos na criação de um parlamento regional, na criação de estabilidade que consagre as vitórias conquistadas.

 

Fernando da Piedade fez esta afirmação na abertura solene da 29ª Assembleia plenária do fórum parlamentar da SADC, que decorre na cidade do Lubango, província da Huíla.

 

O delegado zimbabweano ao certame considera também que os avanços significativos alcançados nas discussões de vários assuntos concorrem para a criação de uma legislatura mais sólida na sub-região.

 

O presidente angolano da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma chamado a intervir disse por sua vez que a maturidade demonstrada pelo fórum parlamentar releva a importância da acção dos parlamentares da sub-região austral de forma a engajar os seus governos nos domínios da cooperação para o reforço da amizade, da paz, da estabilidade, segurança e do desenvolvimento da integração regional em curso.

 

Para hoje está igualmente prevista, no período da tarde, um encontro dos líderes dos parlamentos da SADC, onde vai ser reforçada a capacidade de execução da instituição através da participação dos parlamentares nas actividades da organização.

 

Este órgão foi instituído a 8 de Setembro de 1997, durante a Cimeira dos Chefes de Estados e de Governo da SADC, realizada em Windhoek, Namíbia.

 

A SADC integra 14 países: Angola, África do Sul, Botswana, RD.Congo, Lesotho, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe, Madagáscar, Malawi e Ilhas Maurícias.