Novo aeroporto internacional de Luanda abre portas esta Sexta-feira

Novo aeroporto internacional de Luanda abre portas esta Sexta-feira

Todas as condições estão criadas para a inauguração, sexta-feira, do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL), pelo Presidente da República, garantiu, ao Jornal de Angola, no local, um engenheiro que dirigia uma equipa de técnicos que faziam os últimos acertos para a abertura do novo empreendimento.

As obras feitas ao longo da Avenida Deolinda Rodrigues (mais conhecida por Estrada de Catete) e na Via Expresa estão praticamente concluídas. Ontem fazia-se apenas a pintura das divisórias de betão e a remoção de resíduos sólidos.

Relativamente à via-férrea, composta por dois ramais, constatou-se que a empresa encarregada para a construção e apetrechamento das estações, continua com os trabalhos, cuja finalidade é proporcionar rapidez e eficiência para os passageiros nacionais e estrangeiros. Está, também, concluída a jardinagem no troço entre a Estrada de Catete, incluindo um sistema de rega automática.  

O acesso ao NAIL deverá ser feito, igualmente, por comboio. A viagem vai ser feita numa linha directa entre a Estação do Novo Aeroporto e a do Bungo, no centro da cidade. Na mesma direcção vão operar as rotas de autocarros e táxis.

O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto foi construído no município de Icolo e Bengo, em Luanda, numa área de 1.324 hectares. Possui duas pistas duplas e está dimensionada para receber aeronaves do tipo B747 e A380, os maiores aviões comerciais no mundo.

O empreendimento prevê gerar 557 empregos, sendo 175 na primeira fase, 257 na segunda e 125 na terceira. Está ainda acautelada a incorporação de cerca de 20 a 30 por cento dos funcionários afectos ao quadro de pessoal da empresa Sociedade Gestora de Aeroportos (S.G.A, S.A.), actual operador do Aeroporto 4 de Fevereiro.