Inspecção a imprensa pública entre avanços e recuos, revela jornal.

StudioB_8_05Economistas pensam que pode ser o inicio da moralização na utilização de fundos do estado. Continua a investigação as contas da imprensa pública. RNA e TPA foram as primeiras.

Segundo o jornal O País do ultimo fim-de-semana, os técnicos do Tribunal de Contas (TC), que estão a investigar a gestão dos principais órgãos de comunicação estatais, poderão, no entanto, abandonar aquelas instituições esta semana,

Os enviados do juiz Julião António aos órgãos de comunicação social estão a analisar principalmente os exercícios dos três últimos anos, altura em que o Estado passou a disponibilizar maiores percentagens financeiras para o sector da comunicação social.

A interrupção dos trabalhos na Rádio Nacional, Jornal de Angola e Televisão Pública, estaria associada a alegadas orientações superiores que recebidas há alguns dias de responsáveis do próprio Tribunal de Contas.

A auditoria ao Jornal de Angola, Rádio Nacional e Televisão Pública, começou no dia 12 de Março.
Segundo o jornal, os investigadores basearam-se em várias denúncias que foram recebendo, segundo fontes da própria instituição, incluindo algumas cartas endereçadas ao Ministério e outras divulgadas na internet.

De acordo com algumas fontes da Ecclésia que falaram no anonimato, a inspecção-geral do trabalho esta a efectuar uma monitoria dos fundos manuseados, nos últimos anos por alguns órgãos de comunicação social estatal do país.

{flexiaudio}10169{/flexiaudio}

O economista, diz esperar por outro lado, que se apurem as verdades que estavam escondidas e que se responsabilizem de facto em tribunal, os protagonistas dos desvios de fundos do erário público.

Fernando Heitor, receia que um dos impasses do processo de inquérito que as instituições afins têm levado a cabo, pode terminar sem grandes resultados por segundo explica, Angola não tem a ordem dos contabilistas e diz ser urgente que se crie tal órgão.