P.N. Apreende meios de trabalho de jornalistas na Huíla

policiaOs jornalistas estavam a cobrir o segundo dia de demolições naquela cidade.

Polícia Nacional apreende equipamento de trabalho de jornalistas na província da Huíla tudo por causa da cobertura das demolições no Bairro Laureano.

Os Jornalistas Eugénio Mateus e Nuno Santos, do Jornal O País e José Zangui do Angolense viram-se confrontados na manhã desta Quinta-feira, no Lubango com o braço de ferro da polícia local, pelo facto de fazer filmagens e entrevistas à população que via as suas residências a serem demolidas.

José Zangui do Jornal Angolense descreveu à Ecclesia o que aconteceu.

O Jornalista não compreende o facto das autoridades policiais falarem da necessidade de uma autorização superior para cobertura de algumas ocorrências na província.

O editor de Economia do Jornal Angolense descreve por outro lado o cenário no Bairro Laureano, como de muita aflição e desespero por parte da centena de cidadãos que viram as suas casas a caírem por terra.

José Zangui assegura mesmo que a população se encontra ao relento e clamam pela indicação de um local para se instalarem.

Polícia nacional na Huíla aprende equipamentos de trabalho de três jornalistas, em causa estão as filmagens e entrevistas feitas às populações do Bairro Laureno que viram esta Quinta-feira a demolição das suas residências.

E o sindicato de jornalistas angolanos diz que há um grave erro dos agentes da polícia nacional que apreenderam os meios dos profissionais de comunicação social esta manhã no Lubango. Teixeira Cândido é o secretário-geral adjunto.

O SJA informa ainda que está em contacto com secretariado local para a resolução do problema.