Dos Santos inaugura ponte sobre rio Kwanza na Cabala

ponO Presidente da República, José Eduardo dos Santos, inaugurou ao princípio da tarde de hoje, sexta-feira, a ponte sobre o Rio Kwanza, entre a comuna da Cabala (município de Icolo e Bengo) e a Muxima (Kissama) na província do Bengo.

O funcionamento da ponte sobre o Rio Kwanza, na Kabala, vai provocar transformação a todos os níveis no santuário da Muxima e um maior reflexo internacional da capela, afirma Bispo da diocese Viana.


Dom Joaquim ferreira Lopes falava à margem da cerimónia de inauguração da ponte, 17 de Setembro, nesta Sexta-feira, pelo presidente da Republica.


A obra de engenharia tem um quilómetro e 534 metros de comprimento e 14,60 de largura e a sua construção (iniciada em 2008) esteve a cargo da empresa portuguesa Teixeira Duarte.


Testemunharam a inauguração da ponte, alem da primeira dama da República, Ana Paula dos Santos, diversas individualidades, com destaque para o governador da província do Bengo, João Bernardo de Miranda, e o ministro do Urbanismo e Construção, Fernando Fonseca, entidades religiosas e tradicionais.


A abertura da ponte de betão que dispõe de dois passeios para peões com 1,80 metros de largura útil, perfis de segurança e guarda corpos, facilitará a ligação entre o sul e o norte do país.


Os viadutos são constituídos por lajes vigadas em betão armado pré-esforçado num total de 44 vãos de 30 metros, que perfazem uma extensão total de mil e 278 metros (204 metros no lado norte e mil 74 metros no lado sul).