Um forte terremoto de magnitude 7,4 na Guatemala causou nesta quarta-feira deslizamentos de terra em estradas e deixou alguns feridos. O tremor foi sentido também nos vizinhos México e El Salvador, disseram autoridades.
O epicentro do terremoto foi no mar, a 24 quilômetros a sudoeste do povoado portuário de Champerico, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Bombeiros do departamento de San Marcos, a noroeste da Cidade da Guatemala, informaram que oito pessoas ficaram feridas como consequência de deslizamentos de terra sobre estradas rodeadas por montanha.
Autoridades não descartaram a possibilidade de haver vítimas fatais nessa região, na fronteira com o México.
"Ali foi mais forte. Ainda não recebemos relatos de mortos, mas ainda não se sabe com certeza. Estamos em emergência", disse à Reuters o diretor nacional do Sistema de Comando de Incidentes, Sergio Cabañas.
Na capital, dependências do governo e casas foram desalojadas.
"Foi grandíssimo. Me senti bem mareada", disse Vanessa Castillo, uma secretária de 38 anos que foi obrigada a abandonar o prédio de 10 andares onde trabalha, junto com outras pessoas.
Em El Salvador, muitos moradores deixaram suas casas e locais de trabalho e saíram às ruas, mas não havia informações de danos graves nem de vítimas.
Na populosa Cidade do México alguns edifícios deram ordem de retirada e atividades foram suspensas, porém sem relatos imediatos de danos. Serviços como metrô e energia elétrica funcionavam normalmente.
"Foi sentido de maneira intensa em boa parte da cidade... Sistemas estratégicos estão funcionando", afirmou o prefeito da capital mexicana, Marcelo Ebrard, em sua conta no Twitter.