Onda de calor no norte da Índia mata 34 pessoas em dois dias

Onda de calor no norte da Índia mata 34 pessoas em dois dias

Pelo menos 34 pessoas morreram nos últimos dois dias devido à onda de calor que afecta o estado de Uttar Pradesh, no Norte da Índia, tendo os mais velhos sido aconselhados a permanecerem em casa, disse, sábado, fonte médica.

Os mortos tinham todos mais de 60 anos e apresentavam problemas de saúde pré-existentes que podem ter sido agravados pelo calor intenso, disse o médico-chefe do distrito de Ballia, Jayant Kumar, justificando o apelo a que os residentes com mais de 60 anos permaneçam em casa durante o dia.

As mortes ocorreram no distrito de Ballia, cerca de 300 quilómetros a Sudeste de Lucknow, a capital do estado de Uttar Pradesh, tendo 23 mortes sido registadas na quinta e sexta-feira, disse à Associated Press (AP).

"Todos os indivíduos estavam a sofrer de algumas doenças e as suas condições pioraram devido ao calor extremo", afirmou, precisando que a maioria das mortes foi causada por ataque cardíaco, derrame cerebral e diarreia.

Segundo o Departamento Meteorológico da Índia, Ballia registou uma temperatura máxima de 42,2 graus Celsius na sexta-feira, ou seja, 4,7 graus acima do normal.