Luanda acolheu cimeira quadripartida para a pacificação de África

Luanda  acolheu cimeira quadripartida para a pacificação de África

Luanda acolheu, nesta terça-feira (27 de Junho), a cimeira quadripartida de Chefes de Estado e de Governo da CAO, CEEAC, CIRGIL e SADC.

A cimeira de Chefes de Estado e de Governo das regiões políticas e económicas de África visa a coordenação de esforços para a pacificação do Continente africano, e em particular da República Democrática do Congo (RDC).

De acordo com a Angop, o encontro inter-regional consta das deliberações da XI Cimeira extraordinária de Chefes de Estado da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), realizada a 3 deste mês, em Luanda, numa iniciativa do Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço.

A minicimeira de Luanda considerava urgente, com o envolvimento da União Africana e da ONU, a melhoria da coordenação e operacionalização do mecanismo de vigilância para a materialização do cessar-fogo e a retirada do M23 dos territórios ocupados na República Democrática do Congo (RDC).

Portanto, o evento desta terça-feira foi antecedido de uma reunião de Ministros de Países da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e das Comunidades da África Oriental (COA), Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Na abertura do encontro, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, disse que “a cimeira visa a harmonização dos engajamentos regionais, de modo a evitar a duplicação de esforços e otimizar as iniciativas e os recursos”. Reiterou ainda, o compromisso de Angola em continuar a apoiar os esforços de paz na região, privilegiando a resolução pacífica e negociada do conflito.

De fato, Angola na qualidade de presidente em exercício da CIRGL, de Campeão para a Paz e Reconciliação da União Africana e de mediador, tem levado a cabo um conjunto de iniciativas para desanuviar as tensões entre a RDC e o Ruanda, frisou Téte António.

A cimeira quadripartida se realiza sob os auspícios da União Africana e a participação das Nações Unidas, para encontrar soluções eficazes e eficientes para a resolução do conflito na Região Leste da República Democrática do Congo cuja instabilidade perdura há vários anos.

A presente cimeira tem como objectivo reforçar a coordenação e a harmonização dos engajamentos regionais com que cada uma das organizações tem vindo a contribuir para a pacificação na região.