Irão afirma que os países ocidentais 'pagarão preço' pelas sanções

Irão afirma que os países ocidentais 'pagarão preço' pelas sanções

O ministro das Finanças iraniano, Shamsedin Hosseini, advertiu nesta sexta-feira que os países ocidentais "pagarão o preço" pelas sanções que impuseram a seu país por seu programa nuclear.

Os países ocidentais endureceram drasticamente as sanções contra o regime de Teerão nos últimos anos, o que acabou afetando as exportações de petróleo e provocou uma grande desvalorização de sua moeda.

Hosseini criticou as sanções durante a assembleia do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial em Tóquio, e as chamou de "guerra econômica" contra seu país.

"As sanções não estão afetando apenas a economia iraniana, mas também outros países e empresas estrangeiras", disse Hosseini durante um encontro com a imprensa.

"A Turquia se tornou nosso grande sócio comercial no lugar da Alemanha, e a China talvez vá se apoderar da fatia do mercado que o Japão tinha no passado", advertiu.

"Aqueles que impuseram as sanções têm que pagar o preço", disse.

As negociações entre os países liderados pelos Estados Unidos e o Irã, para que este país interrompa seus projetos nucleares, fracassaram diversas vezes nos últimos anos.

O Irão está adotando medidas para conter a queda de sua moeda, o rial, assegurou o ministro.