Günter Grass: Israel é uma 'potência nuclear fora de controle'

Günter Grass: Israel é uma 'potência nuclear fora de controle'

O prêmio Nobel de Literatura alemão Günter Grass fez outro desafio a Israel neste domingo, ao afirmar que o país é uma "potência nuclear fora de qualquer controle" e uma "força de ocupação".

Em uma entrevista à rádio alemã NDR, o autor, declarado "persona non grata" pelo governo israelense, disse que "Israel é uma potência nuclear fora de qualquer controle", além de uma "força de ocupação que durante anos tem roubado terras e desalojado pessoas, consideradas cidadãos de segunda classe".

"Há momentos de racismo em Israel", completou.

"Isto me entristece. E deveria entristecer a todos os amigos de Israel, assim como entristece muitos israelenses. E deveria ser permitido falar a respeito", completou o escritor.

Em setembro, Grass elogiou em um poema Mordehai Vanunu - o cientista que revelou ao mundo em 1986 o arsenal israelense de armas nucleares -, gesto considerado pela imprensa alemã como um novo desafio a Israel, que reagiu com ironia.

Em 2006, o Nobel de Literatura de 1999, conhecido por suas opiniões de esquerda e por ter criticado a Alemanha pelo passado nazista, admitiu ter sido alistado na juventude nas Waffen SS, unidade de elite do Exército alemão ao fim da Segunda Guerra Mundial.

AFP