AIEA confirma retomada das negociações com o Irão

AIEA confirma retomada das negociações com o Irão

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) vai retomar as negociações com o Irão sobre o polêmico programa nuclear do país no dia 13 de dezembro em Teerã, anunciou um porta-voz da agência nesta sexta-feira.

"A AIEA e o Irão concordaram em realizar novas negociações em Teerã no dia 13 de dezembro", declarou o porta-voz Gill Tudor, em um e-mail à AFP, confirmando informações de uma fonte diplomática.

"O objetivo é concluir uma aproximação estruturada para resolver as questões pendentes em relação ao programa nuclear do Irão", acrescentou.

A AIEA busca conseguir de Teerão uma cooperação maior para esclarecer as questões relacionadas a uma possível dimensão militar do seu programa nuclear, o que o Irão nega.

A agência deseja ter acesso às instalações militares de Parchin, próximo a Teerã, onde há suspeitas de que as autoridades realizem simulações de explosões nucleares.

Várias reuniões desde o início de 2012, e até mesmo uma visita do secretário-geral da Agência, Yukiya Amano, em Teerão, em maio, não conseguiram permitir que as duas partes chegassem a um acordo.

As últimas consultas formais entre os dois lados foram em 24 de agosto.