Disparos de advertência de Israel contra Síria: primeiros desde a guerra de 1973 (exército)

Disparos de advertência de Israel contra Síria: primeiros desde a guerra de 1973 (exército)

Tropas israelenses efetuaram disparos de advertência em direção à Síria neste domingo, de acordo com um comunicado militar israelense, o que foi classificado pela rádio pública como a primeira ação militar de Israel contra militares sírios desde a guerra de 1973.

"Um disparo de morteiro caiu sobre um posto militar nas Colinas de Golã, adjacente à fronteira israel-síria, em um incidente derivado do conflito interno na Síria. Em resposta, os soldados israelenses realizaram disparos de advertência em direção à Síria", explicou o exército no comunicado.

O Estado de Israel também apresentou uma denúncia ante as forças da ONU presentes em Golã, advertindo que "não serão tolerados os disparos provenientes da Síria a Israel e nossa resposta será severa".

Os incidentes nas Colinas de Golã têm se multiplicado nas últimas semanas.

Israel se encontra oficialmente em estado de guerra com a Síria. Apesar de a ocupação e a anexação por Israel de uma parte do Golã sírio, que a comunidade internacional não reconhece, não são registrados incidentes graves entre os dois países desde o final da guerra israel-árabe de outubro de 1973.

Desde um acordo fechado entre os dois países em 1974, cerca de 1.200 efetivos desarmados da força das Nações Unidas encarregada de observar a separação (FNUOS) patrulham a zona, de cerca de 6 km.