15 Mulheres morrem em bombardeio perto de Kirkuk

15 Mulheres morrem em bombardeio perto de Kirkuk

Quinze mulheres morreram nesta sexta-feira em um ataque aéreo contra um lugar de culto xiita perto da cidade de Kirkuk, no norte do Iraque, indicaram autoridades. A informação foi confirmada pelo médico Abbas Mustafa Dakuki, que trabalha em um hospital a 50 quilômetros da localidade. Outras 50 pessoas ficaram feridas.

"Quinze mulheres morreram e outras cinquenta ficaram feridas em um bombardeio contra um local de culto xiita em Dakuk", afirmou à AFP o responsável desta cidade, Amir Huda Karam. Fontes médicas confirmaram o saldo.

Os extremistas do grupo Estado Islâmico lançaram um ataque supresa nesta sexta-feira em Kirkuk. Este foi um aparente esforço para desviar a atenção de milhares de soldados e milicianos envolvidos na conquista da cidade de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque.

Desde segunda-feira, as tropas do governo avançam em uma ofensiva para reconquistar Mossul das mãos do Estado Islamico. A cidade foi tomada em 2014 pelo grupo extremista e, desde então, se tornou um simbólico reduto jihadista.