Papa conversou telefonicamente com Volodymyr Zelensky

Papa conversou telefonicamente com Volodymyr Zelensky

O Papa conversou telefonicamente, esta Quinta-feira, com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, que agradeceu pelo apoio aos esforços de paz no país.

“Acabei de falar com sua santidade o Papa Francisco para expressar gratidão pelas suas felicitações de Natal à Ucrânia e aos ucranianos, bem como pelos seus votos de paz justa para todos nós”, disse Zelensky, num vídeo divulgado através da sua conta na rede social ‘X’.

“Conversamos sobre o nosso trabalho conjunto na fórmula da paz: mais de 80 países já estão envolvidos neste processo, ao nível dos seus representantes. Haverá outros. Sou grato ao Vaticano por apoiar os nossos esforços”, acrescentou.

Na sua mensagem de Natal, antes da tradicional bênção ‘Urbi et Orbi’ de 25 de Dezembro, o Papa deixou uma oração pela paz na Ucrânia.

“Renovemos a nossa proximidade espiritual e humana ao seu martirizado povo, para que, graças ao apoio de cada um de nós, possa sentir o amor concreto de Deus”, declarou.

Francisco convidou todos a dizer “não à guerra, a toda a guerra, à própria lógica da guerra, que é viagem sem destino, derrota sem vencedores, loucura sem desculpa”.

O Papa recebeu Zelensky a 13 de Maio deste ano, naquele que foi o segundo encontro pessoal entre os responsáveis e o primeiro desde a invasão russa na Ucrânia, em Fevereiro de 2022.

O Vaticano recorda que, nestes últimos meses, “houve várias conversas telefónicas” entre Francisco e o presidente da Ucrânia.

OC