“Dom do Espírito Santo para fazer escolhas em comunhão com Deus” Papa na audiência geral

“Dom do Espírito Santo para fazer escolhas em comunhão com Deus” Papa na audiência geral

Largas dezenas de milhares de peregrinos e muito entusiasmo acolheram o Papa Francisco na Praça de S. Pedro para a audiência geral desta quarta-feira com uma catequese sobre um mais um dom do Espírito Santo – o conselho:

“Como age este dom em nós?”

Entre os sete dons do Espírito Santo, aquele que nos torna capazes de fazer a escolha certa no nosso dia-a-dia, seguindo a lógica de Jesus e do seu Evangelho, é o dom do conselho – afirmou o Papa Francisco. Trata-se da ação do Espírito Santo que nos torna sensíveis à sua voz e orienta os nossos pensamentos, fazendo-nos assim crescer na virtude da prudência:

“O conselho é o dom com que o Espírito Santo torna capaz a nossa consciência de fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus, segundo a lógica de Jesus e do seu Evangelho.”

Para fazer esta escolha concreta de comunhão com Deus – continuou o Santo Padre – é essencial na nossa vida a oração, pois ela nos torna dóceis a esta voz, fazendo com que deixemos de lado a nossa lógica pessoal, cheia de limitações, permitindo que mature em nós uma sintonia profunda com o Espírito.

“A condição essencial para conservar este dom é a oração...”

Por outro lado – sublinhou ainda o Papa – muitas vezes, podemos escutar a voz do Senhor que nos fala através dos nossos irmãos: é um grande dom poder contar com homens e mulheres que nos ajudam a reconhecer a vontade de Deus na nossa vida! De facto, é justamente isto o que deve acontecer numa comunidade cristã: devemo-nos apoiar mutuamente na fé, iluminando-nos uns aos outros no Espírito Santo – concluiu o Papa Francisco.

No final da catequese o Santo Padre saudou também os peregrinos de língua portuguesa:

“Saúdo com carinho todos os peregrinos de língua portuguesa, particularmente os fiéis de Leiria-Fátima e os diversos grupos do Brasil. Queridos amigos, peçamos ao Senhor o dom do conselho, para que, nas diversas circunstâncias da vida, saibamos encontrar o modo certo de falar e de nos comportarmos, de tal modo que o nosso testemunho favoreça a difusão do Evangelho. Que Deus vos abençoe!”

O Papa Francisco a todos deu a sua benção!