Benguela preparada para as Bodas de ouro de Dom Óscar

Benguela preparada para as Bodas de ouro de Dom Óscar

A Diocese encontra-se preparada para as comemorações dos 50 anos de vida sacerdotal do bispo emérito Dom Óscar Braga.

A capelinha da nossa senhora dos navegantes, vai ser o local do ponto mais alto da celebração eucarística para saudar as bodas de ouro do então bispo da diocese de Benguela.

A figura de Dom Óscar esta intimamente ligada a vida social e espiritual da província de Benguela.Na celebração dos seus 50 anos de sacerdócio, os testemunhos da sua imponente obra não esconderam o seu contributo para a vida da Diocese e de Benguela.Dom Óscar Braga é das maiores figuras da Igreja em Angola. Nasceu em Malanje, filho de pais portugueses.

Após estudos iniciais, veio para Tomar onde fez o 6º e 7º anos. Depois, rumou em direcção a Santarém, onde fez o curso de Regente Agrícola. Cumpriu o serviço militar em Lisboa e regressou a Angola, tendo trabalhado algum tempo como Regente Agrícola em Malanje. Quando a Agricultura parecia ser o seu horizonte e o seu futuro, eis que sente que Deus o chama a uma entrega radical a Ele. Deixa o mundo dos campos e decide dedicar a sua vida à Vinha do Senhor, como Padre.

Fez todos os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário dos Olivais, em Lisboa, sendo ordenado Padre em 1964. Membro do Presbitério da Diocese de Malanje, para lá se dirigiu tendo desenvolvido uma intensa actividade pastoral, mostrando qualidades de um excelente missionário. Aulas de Religião e Moral, trabalho com Escuteiros e Acção Católica fizeram do P. Óscar uma figura de referência. Daí que tenha sido Chanceler e Vigário Geral da Diocese ainda em tempo colonial, no tempo em que eram Bispos D. Pompeu Seabra e D. Eduardo André Muaca.

{flexiaudio}14926{/flexiaudio}