Santuários crescem em Angola

Santuários crescem em Angola

A Diocese de Caxito, na localidade de Porto Quipiri, reuniu os fiéis, neste domingo dia 18 de Agosto 2013, para a primeira procissão diocesana. Dom Hisilenepo, no Namibe, em visita a comunidade do bairro Cambongue, neste fim-de-semana anunciou a criação de um santuário, no local.
A devoção mariana é um fenómeno popular que mais reúne fiéis nos templos, segundo a tradição das próprias comunidades, em datas especiais. No Caxito, por exemplo, a igreja é uma dedicação a Nossa Senhora do Sameiro. A devoção foi trazida por emigrantes do norte de Portugal. Neste ano da Fé a comunidade fez a primeira procissão depois da ereção canónica do Santuário, pelo Bispo da Diocese, Dom António Jaka.
Por sua vez, o nome da Mãe de Deus, no Namibe, já é conhecida na comunidade dos pescadores, na Lucira, com capela dedicada a Estrela-do-Mar. Porém, será bairro Cambongue, a entrada da cidade, com a imponente imagem da Imaculada Conceição, padroeira da diocese, que receberá a obra do Santuário, a partir de 8 de dezembro de 2013.
Em Angola e São Tomé, os Bispos estão envolvidos no despertar da devoção popular que no Ano da fé constitui um lugar de evangelização e catequese. Peregrinação a Muxima a menos de uma semana para acontecer. Governo provincial de Luanda e a Diocese de Viana com tudo preparado para receberem os vários peregrinos que já começaram a chegar ao santuário da Muxima, de recordar que mais de 100 autocarros estarão a disposição dos peregrinos e o comboio que vai transportar de Luanda a Catete e do Dondo a Catete. Um show gospel será a novidade nessa peregrinação que acontece na sexta-feira 30 de Agosto. A peregrinação encerra a 1 de Setembro com uma missa solene. De salientar que desde o dia 15 de Agosto a Rádio ecclesia tem transmitido as catequeses que Dom Joaquim tem apresentado para a preparação dos peregrinos ao Santuário.