Cáritas tem um leigo na direcção

Cáritas tem um leigo na direcção

Trata-se do senhor Eusébio Amarante G. Gueno. Até agora, Eusébio desempenhava as funções de um dos vice-diretores da Cáritas ao lado da Ir Marlene Weldner atual diretora. A sua posse marca um momento histórico para a instituição que fica assim dirigido, pela primeira vez, por angolano leigo na história da Igreja em Angola. O facto aconteceu na sede da Cáritas neste 11 de Fevereiro de 2014.

Biografia

Filho de Jerónimo Guengo e de Verónica Nalupito, natural de Kuuhinga, Bié. Nasceu ao 10 de Maio de 1969, Estado Civil Casado. Pai de 3 filhas.
Professor de Profissão, Licenciado em Sociologia.
É formado em Gestão de Projetos, Gestão de Organizações, Gestão de Conflitos e Gestão financeira e é formador em Desenvolvimento comunitário e Gestão de Projetos.
Iniciou o seu trabalho na Caritas em 3 de Agosto de 1987, na cidade do Kuito-Bie, durante este período não poupo esforço em ajudar as vítimas do conflito armado, várias vezes teve de enfrentar momentos em que o sacrifício em defesa da vida humana não era medido.
Em 2000, vindo para Luanda, exerceu a função de coordenador Nacional de Projectos cargo exercido até 2010.
De 2001 até 2011 exerceu a função de Coordenador Nacional de Plataforma de Desenvolvimento Rural e Agricultura Sustentável. Foi membro da Conferencia Pro Pace,
Esteve a frente da criação da Comissão Episcopal da Promaica – Promoção da Mulher Angolana na Igreja Católica, PROMAICA.
Em Janeiro de 2012, foi nomeado para exercer a função de Vice-Director Geral da Caritas de Angola. Em 10 de Janeiro de 2014 é nomeado como director Geral da Caritas de Angola, pela CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé