Dom Anastácio 17 anos de episcopado comemorados em Camabatela

Dom Anastácio 17 anos de episcopado comemorados em Camabatela

A missa de acção de graças aconteceu na igreja principal da paróquia São Francisco de Assis, diocese de Ndalatando Camabatela, celebrada pelo Arcebispo de Luanda Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias. Juntou-se a mesma celebração, sacerdotes, religiosos e religiosas, e cerca de mil fieis. A primeira vice-presidente da Assembleia Nacional, Joana Lina e o governador em exercício do Cuanza Norte, José Alberto Quipungo, deputados da Assembleia Nacional pelo círculo eleitoral  do Cuanza Norte, membros da administração municipal, também fizeram parte da celebração que homenageou Dom Anastácio Kahango pela sua perseverança no serviço de Deus.

Na homilia Dom Filomeno, reconheceu a dedicação do Bispo auxiliar emérito de Luanda, “dedicou a sua vida ao serviço do povo de Deus e a igreja com humildade, simplicidade, amor e coração servindo de inspiração para muitos fiéis”, o prelado mostrou-se um dos admiradores e seguidores do mesmo.

“É bonita e marcada por especial providência de Deus a trajectória de Dom Anastácio Cahango ao serviço de Deus e da igreja. Ambaquista, é pregador e orador nato apreciado e estimado”, frisou.

Adiantou que Dom Anastácio Cahango, como homem consagrado, é o primeiro capuchinho angolano que fez votos na província de Veneza (Itália), tendo ocupado, entre outros cargos, o de superior regular dos padres capuchinhos de Veneza em Angola, presidente da conferência dos capuchinhos da África ocidental e bispo auxiliar de Luanda.

Dom Filomeno Viera Dias referiu que a data constitui uma ocasião para a renovação  da fé e amor, acrescentando,  que a ordenação episcopal é um acontecimento de fé que nenhum homem pode faze-lo por outro, mas sim o Senhor, através da palavra, oração.

Dom Anastácio Kahango, nasceu a 3 de Junho de 1936, na aldeia de Cacuso, arredores da vila de Camabatela, município de Ambaca, é o primeiro padre capuchinho angolano ordenado  bispo, a 3 de Maio de 1998.

{flexiaudio}16667{/flexiaudio}