Comissão episcopal do clero reuniu com todos os presidentes diocesanos

Comissão episcopal do clero reuniu com todos os presidentes diocesanos

Os membros da comissão episcopal da CEAST para o Clero estiveram reunidos nesta terça-feira na sede da conferência episcopal de Angola para avaliar a vida interna do clero e dos desafios para formação dos sacerdotes.

O secretário da comissão episcopal do clero, padre correia Hilário fez o balanço das actividades concernentes a este dia.

“ Este encontro foi para avaliar a 1ª formação que já teve inicio na Arquidiocese do Lubango e nós procura-mos dividir as Arquidioceses por 5 regiões ou províncias eclesiásticas do Clero, de modo que Lubango é a 3º região, que já acolheu este 1ª fase da formação permanente do clero e a nossa previsão é que neste ano de 2015, formar 190 sacerdotes. 150 Sacerdotes da 3ª província do clero que corresponde, as dioceses de Ondjiva, Menongue, Namibe e Lubango e em Junho vamos para a formação permanente do clero a 4ª região que chamamos a provincia ecclesiatica da arquidiocese de Saurimo, onde prevemos formar 40 sacerdotes.”

De realçar aqui que a 1ª formação aconteceu em Abril de 2015 de 16 a 18.

Na agenda da comissão episcopal do clero ainda consta a análise do diploma do estatuto nacional do clero, que a comissão ainda não tem, e ainda o instituto de sustentação do clero, diplomas estes que ainda se encontra em estudo a nível da comissão que posteriormente serão apresentados aos Bispos da CEAST.

Em última analise a comissão abordou a peregrinação anual do clero dos padres da CEAST a terra santa Israel e Roma Italia.