Roma é a capital do encontro mundial do movimento eucarístico juvenil

Roma é a capital do encontro mundial do movimento eucarístico juvenil

Sob o lema “Que a minha alegria esteja convosco” decorre de 4 a 6 de Agosto em Roma, o encontro mundial de MEGISTAS (movimento eucarístico Juvenil). O evento em que participam representações da igreja pelo mundo, tem por objectivo encerrar o centenário do movimento.

Pela igreja Angolana participam 8 jovens MEGISTAS.

Vários momentos irão animar os dias, com destaque para palestras troca de experiencias, sendo o momento alto, o acolhimento que os jovens terão do papa Francisco marcado para o dia 8.

Para a Organização Internacional dos Ministrantes será um momento de festa, testemunhos, mas, sobretudo, de oração, que vai culminar com a chegada do Papa Francisco para as Vésperas em alemão, húngaro, francês e italiano – línguas dos grupos mais numerosos. Antes da audiência com o Pontífice, os ministrantes, entre os 14 a 30 anos de idade, vão acompanhar duas horas de música – interpretada por bandas de diversos países.
 O presidente da Organização, Dom Ladislav Nemet, em entrevista à Rádio Vaticano, explica que “para alguns deles será a primeira possibilidade de ver a universalidade e a dimensão comunitária da Igreja, mas também de encontrar a alegria da própria missão”.
 Dom Ladislav Nemet – “Escolhemos como tema da peregrinação as palavras do profeta Isaías: ‘Eis-me aqui, envia-me’. Acreditamos que na idade dos coroinhas seja também importante encontrar a própria estrada da vida e, assim, pensamos numa abertura também a Deus, nos anos mais difíceis. Toda a oração está preparada nessa dimensão, inclusive os textos das diversas canções resumem essa ideia da missão dos jovens na sociedade, na vida privada e na Igreja. A segunda coisa é a paz, porque temos coroinhas que vêm também da Ucrânia. Depois, rezaremos também pelos imigrantes, ideias próximas ao nosso Santo Padre, mas também aos nossos ministrantes. Vivemos, de fato, num mundo em que não se pode fechar os olhos e não ver o mundo que muda.”