MUXIMA 2015: Conheça os principais pontos de partida para o santuário Mariano

MUXIMA 2015: Conheça os principais pontos de partida para o santuário Mariano

A TCUL, TURA, MACON e SGO, são as operadoras que irão apoiar os peregrinos rumo Muxima 2015.

As operadoras começam a fazer o trajecto a partir do dia 2 de Setembro e encerram no dia 8, Segunda-feira.

Algumas das rotas, que a empresa SGO vai fazer, Sé catedral de Viana, São Lucas Zango, estalagem km 12, largo da Mutamba e largo das escolas.

A MACON, na centralidade do Kilamba, Robaldina, junto ao controlo da polícia, no controlo do Benfica, no largo da Mutamba e no largo das escolas.

A TURA, estará na igreja São Domingos paróquia de Fátima, no triangulo dos Congolenses,  no largo das escolas e no largo da Mutamba.

A TCUL, estará na paróquia de Santo António da Cuca, no Cazenga Zamba 1, na paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Vª Avenida, na centralidade do Cacuaco, junto a escola padre Ernesto Rafael, no largo das escolas e no largo da Mutamba, são esses os pontos onde os autocarros vão pegar os peregrinos num preço único de 500 kz, e também as carreiras especiais do comboio que vão tirar os peregrinos do Bungo até Catete e lá estarão os autocarros.

A Peregrinação Nacional Anual, que acontece de 5 a 6 de Setembro, vai decorrer sob o Lema “Mamã Muxima reaviva a fé dos leigos em Cristo”, fazei o que Jesus vos disser para Reavivar a sua Fé”, cujas celebrações da missa solene vão ser presididas pelo Bispo da Diocese do Namibe, Dom Dionísio Hisilenapo.

Por outro lado, o Gabinete Provincial da Saúde e a Polícia Nacional (PN) apelaram, respectivamente,  à todas as mulheres que se encontram em gestação avançada, para que não se dirijam à Muxima, porque muitas ocorrem ao Santuário para ter o bebé no intuito de alcançar bênção, bem como os outros crentes a não levarem crianças, porque a ida das mesmas tem provocado alguns embaraços sobretudo ao deixá-las abandonadas.

Por sua vez  a Polícia Nacional apela ainda aos motoristas a terem muita prudência durante a condução nas vias que ligam Catete,  Muxima e Cabo Ledo. Afirma que já há um asseguramento intenso por parte dos efectivos da corporação. Os pescadores que usam canoas para a travessia do rio Kwanza com crentes também devem ter cuidado e se necessário solicitarem a ajuda dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros.

A vila de Muxima, que na língua nacional quimbundo significa “Coração”, foi ocupada pelos portugueses em 1589. Dez anos depois construíram uma fortaleza e a igreja de Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como “Mamã Muxima”.