Irmã Mambo Teresa Mwanza defende necessidade de um pensamento africano

Irmã Mambo Teresa Mwanza defende necessidade de um pensamento africano

A convidada do programa Discurso Directo da emissora Católica de Angola, desta Sexta-feira, Irmã Mwanza, religiosa pertencente a congregação das Irmãs da Misericórdia, é escritora e filósofa, formada em filosofia africana Bantu, e neste momento prepara um outro doutoramento em teologia dogmática, defendeu que o pensamento do negro africano deve assumir-se no mercado das ideias e assim ultrapassar a velha tese de Hegel de que “os africanos não pensam, porque não tem escrita”. Segundo a religiosa da Misericórdia a filosofia africana existe, o que falta é a sua sistematização.

Segundo a Ir Mambo Teresa Mwanza que trabalha e mora na Alemanha disse que o seu grande inimigo é o intelectual Hegel, em cuja universidade e cidade mora e estuda. “Seus seguidores já pediram perdão e eu vou publicar um livro com este pedido perdão proximamente”, disse.

A religiosa disse ainda que a mentalidade hegueliana também está em Angola, onde depois muitas vezes as suas idéias no ambito da filosofia africana sofrem censura. “Quando escrevi sobre a filosofia africana tive problemas e não aceitaram, mas agora as teses foram adoptadas para o ensino dos mais jovens e estou contente”, declarou.

{flexiaudio}17272{/flexiaudio}

Autora de 6 obras conta-se entre os seus livros um texto de filosofia fundamental, bem como, um manual de filosofia para o ensino angolano.