Huambo realiza de 4 a 10 de Julho o I º CEA

Huambo realiza de 4 a 10 de Julho o I º CEA

De acordo com o programa gizado, a missa de abertura do primeiro Congresso Eucarístico Arquidiocesano, está marcada para este Domingo em todas as igrejas da arquidiocese do Huambo.

Em entrevista à confiança o porta-voz do evento padre Augusto Epalanga falou sobre o primeiro congresso eucarístico e das actividades agendadas.

Quanto à segunda fase o padre Augusto Epalanga destacou a gama de actividades que serão de desenvolvidas de 4 a 7 de Julho consubstanciadas em orações, adoração em todas igrejas e comunidades, via-sacra juvenil no santuário de Cristo Misericórdia-kanhe, partidas de futebol e Show pelo I congresso Eucarístico arquidiocesano.   

{flexiaudio}18595{/flexiaudio}

Segundo uma nota de imprensa da comissão arquidiocesana da comunicação social é primeiro congresso eucarístico arquidiocesano. Um congresso eucarístico quer ser a convergência de todas as pessoas que a professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia e que desejam dar um testemunho público da sua fé na presença real de Cristo. Um congresso eucarístico tem implicações teológicas e espirituais, pastorais e missionarias, catequéticas e vocacionais, sociais e politicas, económicas e Inter-religiosas.

Importa salientar que reza a história que o primeiro congresso eucarístico foi celebrado em Lille, França de 28 a 30 de Junho de 1881 por uma iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por S.Pierre- Julien Eymord, conhecido como apóstolo da Eucaristia.

A nível de Angola as dioceses de Benguela, Sumbe, Lubango e Cabinda já organizaram congressos eucarísticos diocesanos com realce da diocese de Benguela que conta dois eventos desta natureza. Ainda não aconteceu nenhum Congresso Eucarístico Nacional em Angola. Entretanto está a prestes a acontecer o primeiro que terá lugar na arquidiocese do Huambo provavelmente.