Dominicanos de luto partiu para casa do pai o Frei Luís de França

Dominicanos de luto partiu para casa do pai o Frei Luís de França

Sacerdote da Ordem dos Pregadores (Dominicanos), o frei Alberto Luís Pimenta de França Oliveira (Frei Luís de França), nasceu em Lisboa, a 20 de Junho de 1936.

Em Portugal, foi Prior do Convento de São Domingos de Benfica, co-fundador da Oikos, Mestre de estudantes dominicanos.

Esteve 10 anos em Angola (2005-2015), durante os quais desenvolveu um trabalho apostólico intenso: Conselheiro de direcção do Mosaiko, Instituto para a Cidadania; professor de Ética Empresarial na Universidade Católica de Angola onde também foi director da bibilioteca; além de comentarista para assuntos religiosos da Rádio Ecclesia (a Ecclesiologia era a paixão dele).
Em Angola, o frei Luís também prestou serviço pastoral às paróquias de Nossa Senhora da Boa-Nova (Diocese de Viana) e Nossa Senhora do Carmo (Arquidiocese de Luanda).
O frei Luís de França faleceu na tarde desta Terça-feira, em Lisboa, vítima de doença.

A este propósito o Frei Mário Rui disse a Emissora Católica de Angola, descrevendo os últimos momentos de vida do frade dominicano.

A Igreja une-se, nesta hora de dor, aos Frades Dominicanos e reza pela sua alma, mas o sentimento, segundo o Frei Mário Rui, apesar da dor, é de acção de graças.

Entre os dominicanos, o Frei Luís de França deixa um legado de dedicação em que era conhecido. Tendo trabalhado nas áreas do desenvolvimento inspirado no evangelho. O seu pensar crítico a Igreja foi apontado como um grande contributo, segundo Frei Mário Rui.

{flexiaudio}18612{/flexiaudio}