«Somos irmãos», diz Papa Francisco a Bento XVI durante encontro

«Somos irmãos», diz Papa Francisco a Bento XVI durante encontro

O encontro do papa Francisco com o papa emérito Bento XVI em Castel Gandolfo (30 km de Roma) este sábado começou com um abraço dos dois religiosos ainda no heliporto, segundo o Vaticano.

O helicóptero no qual o papa embarcou no Vaticano aterrou no heliporto da residência pontifícia às 12:15 locais, segundo o Vaticano.

Na capela onde rezaram juntos, Bento XVI ofereceu o genuflexório (onde se ajoelha para rezar) tradicional usado pelo papa, mas Francisco recusou-se a levá-lo sozinho e disse «Nós somos irmãos». Os dois rezaram juntos sobre ele.

Durante a chegada do papa, a praça principal de Castel Gandolfo estava lotada de simpatizantes que tinham a esperança de ver o encontro histórico. Eles gritavam «Francesco! Francesco!»

O porta-voz do Vaticano, reverendo Federico Lombardi, disse que compreende que Bento XVI ofereceu a sua promessa de obediência ao novo papa, e afirmou que Francisco agradeceu ao papa emérito pelo seu ministério. Segundo Lombardi, ambos usavam branco, embora Bento XVI fora de batina simples, sem o cinto tradicional e a capa usada por Francisco.

Bento XVI foi viver na casa de campo de Verão papal desde que renunciou ao cargo em 28 de Fevereiro, sendo o primeiro papa a renunciar em 600 anos. Ele disse que pretende viver os seus últimos anos em oração e permanecer «escondido do mundo».

Lusa