Papa alerta para tentação de «voltar atrás» em relação ao Concílio Vaticano II

O Papa Francisco disse hoje que há "resistência" na Igreja à acção do Espírito Santo e que alguns querem "voltar atrás" em relação ao Concílio Vaticano II (1962-1965), última e maior reunião mundial de bispos católicos.

"Não queremos mudar: Mais: há vozes que querem voltar atrás", declarou, na homilia da missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta, a sua residência no Vaticano.

Segundo o Papa argentino, o Concílio foi uma "bela obra do Espírito", mas 50 anos depois é preciso que a Igreja se questione.

"Fizemos tudo o que nos disse o Espírito Santo no Concílio, naquela continuidade do crescimento da Igreja que ele foi? Não", precisou.

Francisco sustentou que esse problema deriva do facto de haver pessoas "teimosas" que querem "domesticar" a acção do Espírito.

O Concílio Vaticano II, convocado por João XXIII em 1961 decorreu em quatro sessões nos outonos de 1962 a 1965, as três últimas presididas por Paulo VI.

O Papa declarou que o Espírito Santo "incomoda" e faz a Igreja "seguir em frente".

"Não colocar resistência ao Espírito Santo: é esta a graça que eu gostaria que todos nós pedíssemos ao Senhor, a docilidade ao Espírito Santo, a esse Espírito que vem até nós e nos faz seguir pela estrada da santidade", concluiu.

OC