Papa alerta: Igreja é «fraca» quando se torna «mundana»

Papa alerta: Igreja é «fraca» quando se torna «mundana»

O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que o “maior perigo para a Igreja é tornar-se “mundana” e apelou à oração por todos os seus membros.

“Quando a Igreja se torna mundana, quando tem dentro de si o espírito do mundo, quando tem a paz que não é a do Senhor, mas a paz mundana, a Igreja é uma Igreja fraca, uma Igreja que será vencida e incapaz de levar mesmo o Evangelho, a mensagem da cruz”, declarou, na homilia da missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta, onde reside.

Francisco voltou a falar na figura do demónio, desta feita denominando-o “príncipe” do mundo, e apelou à oração dos católicos pela Igreja.

“Se queremos que o príncipe deste mundo não tome a Igreja nas suas mãos, temos de confiá-la ao único (Jesus) que o pode vencer”, referiu.

O Papa repetiu por diversas vezes este apelo à oração por todos os membros da Igreja, em especial “os idosos, os doentes, as crianças, os jovens” e pelos “irmãos” de todo o mundo.

“Que o Senhor nos faça fortes, para não perdermos a paz nem a esperança”, referiu.

Segundo Francisco, esta oração é um “ato de fé” de quem é só um “pobre servidor” de Jesus e da Igreja.

“É Ele (Jesus) que pode levar a Igreja para a frente, protege-la, fazê-la crescer, torna-la santa, defendê-la do príncipe deste mundo e de quem quer que a Igreja se torne cada vez mais mundana. Este é o maior perigo”, avisou.

RV/OC