Papa desafia a preparar Natal oferecendo tempo e atenção a quem mais sofre

Papa desafia a preparar Natal oferecendo tempo e atenção a quem mais sofre

 O Papa assinalou neste Domingo 3 de Dezembro, no Vaticano, o início do tempo do Advento, os quatro domingos do calendário católico que servem como preparação para o Natal, desafiando a oferecer tempo e atenção, “especialmente aos mais necessitados”.

“Eis um belo programa para o Advento: encontrar Jesus que vem em cada irmão e irmã que precisa de nós e partilhar com eles o que pudermos: escuta, tempo, ajuda concreta”, referiu, numa intervenção lida antes da recitação do ângelus.

À imagem do que aconteceu no dia 26 de Novembro, Francisco presidiu à oração dominical desde a Casa de Santa Marta, onde reside, “para não se expor a mudanças bruscas de temperatura”, explicou o Vaticano.

“Hoje também não vou poder ler tudo, estou a melhorar, mas a voz ainda não consegue”, disse o Papa, sentado ao lado de monsenhor Paolo Luca Braida, de Secretaria de Estado do Vaticano.

A reflexão centrou-se na virtude da “vigilância”, que distinguiu do “medo de um castigo iminente”.

“De modo especial durante estas semanas, preparemos cuidadosamente a casa do coração, para que ela esteja organizada e acolhedora. A vigilância, de facto, significa manter o coração preparado”, indicou o Papa.

Cultivemos a sua espera sem nos distrairmos com tantas coisas inúteis e sem reclamar o tempo todo, mas mantendo o nosso coração alerta, ou seja, ansioso por Ele, desperto e pronto, impaciente para encontrá-lo”.

A oração do ângelus teve transmissão em directo, na Praça de São Pedro e nos canais digitais da Santa Sé.

“Desejo a todos um bom domingo e um bom caminho de Advento. Por favor, não se esqueçam de rezar por mim. Bom almoço e até breve”, disse Francisco, que retomou a palavra para se despedir de quem o acompanhava.

A intervenção foi recebida, na Praça de São Pedro, com palmas e gritos de “viva o Papa”.

O Vaticano informou este sábado que Francisco está a registar melhorias no seu estado de saúde, após uma semana marcada por limitações, devido a problemas pulmonares, mantendo-se sem febre.

Uma bronquite impediu o Papa de realizar a visita que tinha programada ao Dubai, para participar na COP28.

OC