Papa visita região atingida pelos sismos

papBento XVI visita hoje durante cerca de duas horas a região italiana da Emília-Romanha, no norte do país, atingida recentemente por uma série de terramotos.

O Papa partiu em helicóptero, desde o Vaticano, às 09h00 locais (menos uma em Lisboa) e a chegada ao campo desportivo de São Marino de Carpi, em Módena, decorreu às 10h15.


Bento XVI foi recebido no local pelo chefe do Departamento da Proteção Civil, Franco Gabrielli, seguindo depois em autocarro até Rovereto de Novi, onde passou pela chamada 'zona vermelha', junto à igreja de Santa Catarina de Alexandria.


No local, onde chegou num veículo militar, está previsto o discurso do Papa, junto de autoridades civis, bispos, párocos e várias centenas de pessoas que ali o esperam.


Uma hora depois, Bento XVI inicia a viagem de regresso ao Vaticano, com chegada prevista para as 13h00.


A visita foi recordada pelo Papa no último domingo, na recitação do Angelus, revelando que a iniciativa quer ser "sinal da solidariedade de toda a Igreja".


Na região de Emília-Romanha contabilizaram-se 26 mortes após os terremotos de 20 e 29 de maio, segundo o Instituto de Geofísica da Itália, e tem sido abalada por novos sismos nas últimas semanas.


Mais de 15 mil pessoas continuam a dormir fora das suas casas, em acampamentos e outros espaços, como hotéis, ginásios, escolas ou quartéis.


Em 2009, Bento XVI visitou a região dos Abruzos, no centro da Itália, e passou por Onna, epicentro de um sismo que deixou 58 mil desalojados e vitimou mortalmente 295 pessoas.


OC