Vaticano: Porta-voz considera atentados contra igrejas cristãs no Quénia como facto «horrível e muito preocupante»

queniaferidosO porta-voz do Vaticano condenou os atentados ocorridos este domingo contra duas igrejas cristãs, uma católica e outra protestante, na cidade queniana de Garissa, que causaram a morte de pelo menos 17 pessoas e 50 feridos.

"Os sangrentos atentados" constituem "um facto horrível e muito preocupante", vincou o padre Frederico Lombardi no domingo, acrescentando que "a crueldade da violência com as pessoas indefesas reunidas pacificamente em oração é inqualificável", refere a Rádio Vaticano.


O responsável lamenta que o ataque a cristãos reunidos nas assembleias de culto dominicais se tenha aparentemente tornado "um método considerado particularmente eficaz para a difusão do ódio e do medo".


"Para além de estar próximo das vítimas é necessário reafirmar e defender decididamente a liberdade religiosa dos cristãos e opor-se a actos irresponsáveis que alimentam o ódio entre as diversas religiões", afirmou.


Os atentados ocorreram próximo da fronteira com a Somália, pelo que o porta-voz da Santa Sé considera que é necessário "agir eficazmente para uma solução estável dos dramáticos problemas" daquele país.


RJM