Vaticano anuncia programa da visita de Bento XVI ao Líbano

libpapaO Vaticano publicou hoje o programa oficial da viagem que Bento XVI vai realizar ao Líbano entre 14 a 16 de Setembro.

A visita tem início marcado para as 13h45 locais (mais duas em Lisboa) no aeroporto internacional de Beirute, onde o Papa vai pronunciar o seu primeiro discurso.


Bento XVI segue depois para Harissa, cerca de 25 km a norte, para assinar a exortação apostólica pós-sinodal para o Médio Oriente, documento conclusivo da assembleia especial do Sínodo realizada entre 10 e 24 de Outubro de 2010, no Vaticano.


O programa de 15 de Setembro, sábado, inicia-se às 10h00 no palácio presidencial de Baabda, cerca de 10 km a sul de Beirute, com uma visita de cortesia aos líderes políticos do Líbano a que se segue um encontro com os chefes das comunidades religiosas muçulmanas (10h50) e outro com os membros do Governo, das instituições da República, do corpo diplomático, dos líderes religiosos e representantes do mundo da cultura (11h15).


Bento XVI vai almoçar nesse dia em Bzommar, cerca de 30 km a norte da capital, com os patriarcas e bispos do Líbano e com membros do Conselho Especial para o Médio Oriente do Sínodo dos Bispos.


O segundo dia da visita inclui como último apontamento um encontro com jovens, a partir das 18h00, na praça do Patriarcado Maronita de Bkerké, 25 km a norte de Beirute.


A 24ª viagem papal ao estrangeiro, no actual pontificado, termina no dia 16 de Setembro, domingo em que Bento XVI vai presidir a uma missa no centro da capital libanesa, às 10h00, e proceder à entrega da exortação apostólica pós-sinodal.


O Papa participa, à tarde, num encontro ecuménico no Patriarcado Sirocatólico de Charfet, antes de se despedir do Líbano, no aeroporto internacional de Beirute, às 18h30, com o último dos cinco discursos programados.


A viagem ao "país dos cedros" vai ser a segunda de Bento XVI à região, depois da visita que efectuou em Maio de 2009 à Jordânia, Israel e Territórios Palestinos.


O actual Papa abençoou no Vaticano, a 23 de Fevereiro de 2011, uma estátua de São Maron, monge sírio dos séculos IV e V que é padroeiro da principal comunidade católica libanesa; a imagem encontra-se colocada num nicho exterior da Basílica de São Pedro.


João Paulo II, falecido em 2005, visitou o Líbano em 1997.


OC