Chefe de Estado visita obras de reabilitação e apetrechamento do memorial a Neto

002211400Segundo Angop o Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, visitou hoje, quarta-feira, em Luanda, as obras de reabilitação e apetrechamento do memorial a António Agostinho Neto, onde repousam os restos mortais do primeiro Presidente da República.

Acompanhado de membros do Executivo e do seu Gabinete, o Presidente da República percorreu o memorial a Agostinho Neto, também conhecido como Mausoléu, completamente reabilitado, ornamentado e mobilado.

Deputados à Assembleia Nacional, o vice-presidente e o secretário-geral do MPLA, respectivamente, Roberto de Almeida e Julião Mateus Paulo, visitaram igualmente as instalações.

O memorial tem uma torre de 120 metros de altura e ocupa uma área total de 124 mil metros quadrados, dos quais 18 mil metros quadrados ocupados.

As obras de reabilitação e apetrechamento do edifício, construído em 1981, iniciaram em Março de 2006, a cargo de uma empresa da República Popular e Democrática da Coreia.

No bloco central está o sarcófago. À entrada está um quadro com uma foto do Primeiro Presidente e 16 figuras em bronze representando os diferentes ramos de actividade económica, social e cultural.

Nas alas direita e esquerda estão montadas salas de formação profissional, de conferências e de exposições, bem como um museu.
No primeiro andar foi criado um vitral com os momentos de Agostinho Neto como homem, político, poeta, médico e estadista.

O segundo piso permite ter uma vista panorâmica da zona em que foi construído o memorial.

Na parte de frente está instalada uma pista para desfiles e uma tribuna, ladeada de bancadas laterais com dois mil lugares. Foram criadas também zonas verdes e parque de estacionamento.