Angola pode participar na Cimeira 2010 sobre Energia nos EUA

ministroUma delegação governamental angolana chefiada pelo ministro dos Petróleos, José Maria Botelho de Vasconcelos, encontra-se desde a tarde de quarta-feira em Washington, para participar na Cimeira 2010 sobre Energia que se realiza hoje, dia 23 de Setembro de 2010.

Sob o lema "Protecção das Necessidades Energéticas Mundiais através de uma Combinação de Combustíveis Tradicionais e Alternativos", o evento tem como objectivo examinar a intersecção entre as políticas energéticas, recursos e tecnologias, numa perspectiva global, centrando-se na necessidade de interligação entre as energias renováveis, balancear o suporte para as fontes tradicionais e encorajar as fontes energéticas alternativas.

Igualmente estarão em análise, em sessões plenárias, vários tópicos, com destaque para o papel crescente de África na Segurança Energética Global, uso da energia nuclear para fins pacíficos, equilíbrio entre as diferentes fontes de energia, entre outros temas que incluem redes de distribuição e a interligação entre a indústria energética global com as companhias norte-americanas do mesmo ramo.

José Maria Botelho de Vasconcelos, acompanhado de Josefina Pitra Diakité, embaixadora de Angola nos EUA, participou, quarta-feira à noite, num evento de boas-vindas organizado pela Câmara de Comércio EUA/Angola.

Estiveram presentes no evento, representantes do Departamento de Estado norte-americano, Ali Moshiri, presidente da companhia petrolífera norte-americana Chevron para África e América Latina (CALAEP), representante da Exxon Mobil, membros da Câmara de Comércio EUA/Angola, homens de negócios do sector petrolífero norte-americano e outros, amigos de Angola, assim como diplomatas angolanos nos EUA.

"Para o governo angolano, é muito importante a diversificação da nossa economia. É do conhecimento de todos os presentes que o petróleo tem uma grande participação das empresas americanas. Acredito que este exercício de reflexão vai reforçar a cooperação já existente entre os nossos países" - disse o ministro angolano dos Petróleos durante o evento.

Na sua alocução de boas-vindas, Ali Moshiri referiu os progressos que a República de Angola tem feito no sector petrolífero, mencionando que o projecto de gás LNG, que está ser implementado é a maior infraestrutura existente em África.

"Acredito que de cinco a dez anos, Angola será uma das mais potentes economias em África" - disse o presidente da Chevron.

O governante Angolano fará a sua apresentação na Cimeira sobre Energia, ao princípio da tarde de hoje, no painel sobre "O Papel Crescente de África na Segurança Energética Global".
Integram a delegação Angolana chefiada pelo ministro dos Petróleos, Mateus Morais de Brito, administrador da Sonangol, EP, António Órfão, presidente da Comissão Executiva da Sonarec, SA, Paulo Gouveia Júnior, presidente da Comissão Executiva da Sonagás, Adérita Francisca da Silva Pascoal, directora-ajunta do gabinete do ministro dos Petróleos e Alfredo Joaquim Rafael, chefe de departamento do Ministério dos Petróleos.