Presidente encerra visita na Cidade do Cabo

zefim

Está a chegar ao fim a histórica visita do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, às terras de Nelson Mandela. Durante os três dias de permanência na Africa do Sul, o presidente assinou vários acordos e expressou o desejo de ver Angola somar pontos nos sectores da energia, transportes ferroviários, marítimos e aéreos, ainda as comunicações e indústria pesada, assim como os de transformação, investigação científica, desenvolvimento humano como sendo os que devem merecer prioridade. O chefe de Estado manifestou o desejo de ver os dois países a competirem com as principais economias mundiais e ressaltou o desejo de ter Angola no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

{flexiaudio}9270{/flexiaudio}

Em relação a eliminação de vistos que facilitam a entrada à Africa do Sul, José Eduardo dos Santos reconheceu que a pressão tem sido grande e garantiu que o governo não vai cruzar os braços.

{flexiaudio}9274{/flexiaudio}

O Estadista angolano deixou uma coroa no túmulo do solado desconhecido; visitou o Museu dos Heróis africanos e foi condecorado com a mais alta distinção do estado sul-africano, a Ordem "Oliver Tambo".

Por cá, se fazem ouvir reacções em torna da visita do Chefe de Estado angolano à pátria de Jacob Zuma. O Economista Vicente Pinto de Andrade ressalta o facto do Presidente Angola ter chamado atenção para a gama de empresários do sector privado. O economista alerta para a necessidade de serem eliminados os vistos que podem em grande medida ajudar, não só os empresários, assim como a classe estudantil.

{flexiaudio}9253{/flexiaudio}