Governantes e especialistas traçam as novas estratégias para politica externa de Angola

12541210O IV Conselho Consultivo Alargado do Ministério das Relações Exteriores, que começa hoje, em Luanda, no Centro de Convenções de Belas, vai analisar as linhas mestras da política externa angolana.

O conselho, refere o programa da reunião, vai debruçar-se, também, entre outros assuntos, sobre estratégia e política de quadros, o estatuto da diplomacia, o projecto de estatuto orgânico do Ministério e o regulamento sobre a gestão financeira das missões diplomáticas e postos consulares do país.

O Conselho Consultivo Alargado decorre no quadro da procura de uma organização efectiva e eficiente, que possa estar de acordo com os grandes objectivos do Executivo.

No primeiro dia de trabalhos realizam-se palestras proferidas pela ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, pelo presidente da Agência Nacional de Investimento Privado (ANIP), Aguinaldo Jaime, e por um responsável do Serviços de Migração e Estrangeiros (SME).

Amanhã, as sessões de trabalho são repartidas em duas fases, a primeira, de manhã, destinada à continuação da análise dos documentos, e, a segunda, à tarde, preenchida com palestras proferidas pelo secretário de Estado do Orçamento, Alcides Safeca, e pelo presidente do Tribunal de Contas, Julião António. No terceiro dia, as comissões de trabalho criadas apresentam, de manhã, os relatórios.

À tarde realiza-se a sessão de encerramento durante a qual é criada a cooperativa dos trabalhadores do Ministério.

O encontro tem a participação de embaixadores, chefes de missões, antigos responsáveis da diplomacia angolana e altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores.