Angola retira apoio ao presidente da Costa do Marfim

prEm Luanda as opiniões dividem-se.

Depois da Comissão mandatada pela União Africana para resolver o impasse na Costa do Marfim onde se vivia uma situação de um voto dois presidentes ter constatado que efectivamente Alassane Outtara venceu as eleições presidenciais certificadas pelas nações Unidas e a União Africana.

Fontes do jornal ´´ O País ´´ revelaram que o executivo angolano terá reunido para abordar o assunto e a conclusão a que chegou é a de que o apoio institucional de Angola ao presidente cessante Laurent Gbagbo precisa de ser reavaliada.

O Académico Marcolino Moco considera esta posição como satisfatória.

E o analista político Justino Pinto de Andrade considera o recua do executivo angolano como inevitável.

E o especialista em Relações Internacionais Elias Chinguli afirmou que não há um recuo na posição antes tomada pelo executivo angolano em apoiar o governo de Laurent Gbagbo.

A posição na altura tomada pelo executivo angolano visava tão-somente evitar o derramando de sangue entre os povos da Costa do Marfim.

Analistas em torno da actual situação da Costa do Marfim que vive um ambiente de instabilidade depois das eleições de Novembro do ano passado que deram vitoriem a Alassan Outtarra.

Entretanto, Laurent Gbagbo, se recusa a deixar o poder.